OS TRÊS ASPECTOS DE TARA CONTIDOS NOS 21 VERSOS
EM SUA HOMENAGEM
(Retirado do comentário do 1º Dalai Lama Gedun Drub – nascido em 1391)

– O verso 1 é uma homenagem à história da manifestação de Tara (seu aspecto de Nirmanakaya);
– Os versos de 2 a 14 homenageiam os aspectos se Sambhogakaya de Tara em seus aspectos pacíficos e irados.
– O verso 15 homenageia seu aspecto Dharmakaya
– Os versos de 16 a 21 homenageiam Tara por seus mantras pacíficos e irados e suas atividades iluminadas.

O SIGNIFICADO DE OM TARE TUTTARE TURE SWAHA
E AS 4 NOBRES VERDADES
(Retirado dos ensinamentos de ministrado em Kopan- 1987)

– OM simboliza o sagrado corpo, fala e mente vajra de Tara.
– TARE significa liberar do sofrimento do samsara, nossos agregados estando sob o controle da ilusão e do karma, os verdadeiros sofrimentos. (Primeira Nobre Verdade do Sofrimento).
– TUTTARE significa liberar dos 8 medos, dos perigos externos, mas principalmente dos perigos internos, das ilusões e também do karma – a verdadeira causa do sofrimento. (Segunda Nobre Verdade da Origem do sofrimento).
– TUTTARE também contém o verdadeiro caminho que nos libera dos oito medos – a palavra liberar implicitamente indica o verdadeiro caminho. (Quarta Nobre Verdade do Caminho).
– TURE significa liberar-se da ignorância sobre a natureza absoluta de uma entidade intrínseca do eu mostra a verdadeira cessação do sofrimento e o verdadeiro caminho da cessação. (Terceira Nobre Verdade da Cessação).
– SWAHA significa estabelecer firmemente a raiz do caminho [à iluminação] em continuum mental. Em outras palavras, ao refugiarmos em Tara e fazendo a sua prática, receberemos as bênçãos de Tara em nosso próprio continuum mental.

Em resumo:
Este aspecto feminino, Tara, Mãe de todos os Vitoriosos, nos guia e guia todos os outros seres sencientes para fora do perigo de cair no samsara ou no nirvana, e nos conduz ao perfeito estado da iluminação, que é dotado das cinco sabedorias transcendentes e dos quatro kayas ou aspectos Búdicos.
O significado aproximado destas três palavras TARE TUTTARE TURE é:
“A vós, personificação de todas as atividades iluminadas dos Buddhas, sempre me prostrarei com meu corpo, fala e mente seja que esteja em circunstâncias felizes ou infelizes”.
Em síntese, no TARE TUTTARE TURE estão contidos todos os caminhos (Veículo menor, Mahayana, Paramitayana ou Sutrayana, Tantrayana) desde o início até a iluminação. Isto nos mostra que o remédio para o caminho à iluminação que remove todos os obscurecimentos está imbuído em TARE TUTTARE TURE.

Em relação ao Caminho Gradual à iluminação – Lam-rim:

– TARE é o caminho gradual do indivíduo com predisposição mental inferior;
– TUTTARE, é o caminho gradual do indivíduo predisposição mental mediana e
– TURE, é o caminho gradual do indivíduo com predisposição mental superior.

Todos os esboços das meditações do Caminho gradual – Lam-rim estão contidos neste mantra.
Portanto, ao estabelecermos o caminho dos três tipos de indivíduos em nosso continuum mental, purificaremos todas as contaminações do nosso corpo, fala e mente e com isso nosso corpo, fala e mente serão transformados no sagrado corpo vajra, na sagrada fala vajra e na sagrada mente vajra de Tara.

Então, o TARE TUTTARE TURE nos dá espaço para estabelecer a raiz do caminho à iluminação em nossa mente.
Este é o significado aproximado do mantra OM TARE TUTTARE TURE SWAHA.

Deixe um comentário