Bia Bispo, idealizadora do Blog Dharma em Português, estuda a filosofia budista tibetana desde 1.990.
Em 1.992, mudou-se para McLeodganj, India, onde é sede e domicílio do Dalai Lama, para continuar seus estudos e onde continua vivendo.
Seus dois principais Lamas raizes são: Sua Santidade, o XIV Dalai Lama do qual recebeu vários ensinamentos e iniciações e Khamtrul Rinpoche Jamyang Dondup (da linhagem Nigma) do qual recebeu vários ensinamentos comuns e não-comuns assim como iniciações e as instruções sobre as práticas dos “500.000 preliminares”, “Phoa” e fez vários retiros.
Seguindo os passos e conselhos desses seus dois mestres, que seguem a visão “ris-me” – não sectária, ela recebeu ensinamentos e iniciações de outros grandes mestres dentro das diferentes tradições do Budismo Tibetano.
Emergindo de forte formação católica romana, antes de encontrar o budismo, ela também estudou o kardecismo, o Brahma Kumaris e a gnóstica.
Seguindo os conselhos do Dalai Lama, ela começou a traduzir textos clássicos budistas para o português e em 2010 voltou ao Brasil para o lançamento dos dois primeiro livros traduzidos por ela: “Cultivando a Meditação Diária” e “Os Três Aspectos Principais do Caminho”.
Sua filosofia de vida é respeitar os outros seres independente daquilo que fazem ou o que são. O importante é ser um bom praticante internamente e transformar a própria mente, sem se preocupar com as aparências externas, razão pela qual ela nunca optou por ser monja ou ter algum titulo.