Criando um Mundo mais Feliz Sua Santidade o Dalai Lama dialogou sobre o tema Criando um Mundo mais Feliz com o Prof. Lord Richard Layard, Presidente da Ação em prol da Felicidade e Co-Diretor do Programa de Bem Estar Comunitário na Escola de Economia de Londres [London School of Economics]. Esse evento foi online diretamente de sua residência em Dharamsala, HP, Índia, em 28 de julho de 2021 e será seguido por uma sessão de perguntas e respostas.

2. DIÁLOGO COM SUA SANTIDADE O DALAI LAMA PELO PROF.
Mas não devemos nos surpreender. Porque a mensagem de vida positiva a qual o senhor defende é muito poderosa. Lembro-me vividamente quando lhe perguntaram naquele: Qual é a coisa mais importante para uma vida mais feliz? E o senhor disse: “um coração caloroso”. Isso realmente me fez chorar. A minha próxima pergunta é como conseguir isso. Portanto, eu gostaria de perguntar ao senhor,

Q1. Como podemos tornar nossos corações mais calorosos?
2. Radiância interior
Sua Santidade, sua vida não tem sido fácil. O senhor perdeu seu país. Até recentemente, o senhor foi chefe de Estado, o que é uma posição bastante solitária. Todos nós gostaríamos de saber,
Q2. Como o senhor manteve seu maravilhoso brilho interior e continuou sorrindo apesar de seus próprios problemas?
3. Sobre relacionamentos
Falamos principalmente até agora sobre nossa vida interior – como administramos nossos sentimentos e alcançamos paz e serenidade. Mas, como a pesquisa mostra, também somos eminentemente afetados pelas relações que temos com outras pessoas. Portanto, minha pergunta é…
Q3. Qual é o segredo para construir boas relações com os outros? E quando é razoável pedir às pessoas que mudem seu comportamento?
4. Sobre a mudança de cultura
Finalmente, gostaria de lhe perguntar sobre a necessidade de mudança cultural que já discutimos anteriormente – a necessidade de uma nova ética secular – que não dependa de religião, mas de nossa humanidade comunitária. Lembro-me de perguntar se o senhor criaria um movimento para difundir essa idéia no Ocidente, e o senhor disse que não achava que fosse seu papel. Expliquei que era isso que estávamos tentando fazer na Ação em prol da Felicidade e o senhor aceitou tornar-se nosso Patrono. Agora centenas de milhares de nossos membros estão agindo diariamente para ajudar a criar uma sociedade mais feliz e mais afável. Portanto, Sua Santidade, ao celebrarmos nosso 10º aniversário,
Q4. Qual é a sua mensagem para os membros desta comunidade global da Ação em prol da Felicidade?
PERGUNTAS DO PÚBLICO
Q5. O que podemos fazer para apoiar as crianças e jovens cuja saúde mental foi prejudicada durante a pandemia?
Q6. Como o senhor pode criar felicidade com a sombra do pesar sobre si? Perdi meu marido há 8 anos e é uma luta todos os dias para tentar ser feliz sem ele.
Q7. Com tantas ameaças no mundo – do racismo à mudança climática – o que podemos fazer para permanecermos felizes e compassivos, em vez de nos fecharmos com medo?
Q8. Como cultivamos o tipo de amizade que o senhor compartilha com Desmond Tutu, a fim de desenvolver comunidades imparciais e pacíficas em meio a divisões raciais e étnicas?
Q9. Que única ação cada membro da comunidade Ação em prol da Felicidade pode tomar para ajudar a fazer do mundo um lugar mais feliz?
Q10. O senhor poderia compartilhar conosco uma experiência recente que lhe trouxe felicidade a nivel pessoal?
Q11. Como posso ajudar a alimentar a esperança e a felicidade dos profissionais de saúde que estão sobrecarregados e exaustos?
Q12. Recentemente perdi meu pai nesta pandemia. Que conselho o senhor daria a alguém que está de luto?
Q13. Tenho filhos pequenos de 3 e 5 anos de idade. O que posso dizer a eles para ajudá-los a conduzir uma vida mais feliz?

Deixe um comentário